Você está fazendo o seu melhor?

Lucas Coelho
1 min readNov 7, 2016

Tire um tempo diariamente para se fazer essas 6 perguntas:

  1. Eu fiz o meu melhor pra definir objetivos claros pro meu dia de hoje?
  2. Eu fiz o meu melhor para progredir nos objetivos que defini para hoje?
  3. Eu fiz o meu melhor pra encontrar significado no meu dia de hoje?
  4. Eu fiz o meu melhor para ser feliz hoje?
  5. Eu fiz o meu melhor para construir relacionamentos positivos hoje?
  6. Eu fiz o meu melhor para me engajar no que eu estava fazendo hoje?

Essas perguntas foram sugeridas no livro Triggers do Marshall Goldsmith como um modo de ver seu progresso diário.

O que mais chama atenção nessas perguntas que o Marshall sugere no livro nem são as perguntas em si, mas a parte do "Eu fiz o meu melhor". Acrescentar "Eu fiz o meu melhor" no inicio das perguntas de avaliação diária faz com que você mantenha as respostas honestas e desconsidere o ambiente.

Uma pergunta como "Eu defini objetivos claros para o meu dia hoje?" pode ter uma resposta como "Não, porque acabei tendo diversas reuniões que me atrapalharam", isso coloca o ambiente como culpado de você não ter atingido seus objetivos.

Agora quando a pergunta é sobre o esforço que você fez para alcançar seu objetivo apesar de todas as circunstâncias, você tem uma ideia melhor da quantidade de esforço que está colocando e da importância daquela pergunta e daquele objetivo pra você.

Você está fazendo o seu melhor?

--

--